PASSAPORTE NO BRASIL

O passaporte é um documento indispensável quando se tratar de viagens internacionais. Verifique a validade de seu passaporte tendo que ser no mínimo até sua data de retorno ao Brasil. Para países que necessitam de visto, o prazo mínimo é de 6 meses da data de entrada.

O interessado em obter o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Podendo ser adquirido nos Departamentos de Polícia Federal, e é obrigatória a presença do requerente na unidade, inclusive menor de 18 anos.

Maiores informações consulte www.dpf.gov.br

VISTOS

Informe-se sobre a necessidade de visto para a entrada nos países que estiverem no seu destino. Para obter o visto, você terá de marcar uma entrevista na embaixada ou no consulado do país de destino. Cada nação tem um procedimento próprio para liberação do documento.

Visto de trânsito: para passar por um país rumo a uma terceira localidade.

Visto de turista: para um período limitado de viagem a lazer, sem atividades de negócios permitidas.

Visto de negócios: para envolvimento em comércio no país, geralmente com duração maior e de mais fácil renovação do que um visto de turismo.

Visto de estudante: que permite estudar em alguma instituição do país.

Visto diplomático: que confere à viagem status oficial e normalmente só está disponível para portadores de passaportes diplomáticos.

Visto de jornalista: requer que pessoas nesta ocupação obtenham um ao viajar para suas respectivas organizações de notícias.

Visto de noivo(a): dado por um tempo limitado antes da data de casamento baseada em relacionamento provado com um nacional do país de destino.


CONSULADOS

Confira nos sites abaixo as principais informações sobre os consulados

Ministério de Relações Exteriores
www.consulados.com.br